quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vantagens e desvantagens em usar o HOTMART

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens, mais ainda quando pensar somente em si mesmo, isso se pode ver muito na Internet - aonde as pessoas, criadores de serviços e sites pensam em 98% somente em si e não num produto que poderia ser bom para todos.
Isso acontece também porque muitas vezes só vendo o lado dos vendedores e não dos clientes e consumidores.

No site Hotmart, o criador também só pensou nos criadores dos chamados Infoprodutos e em nenhum momento para os divulgadores. Mesmo que deveria saber, que hoje em dia, tudo pode ser descoberto e esclarecido e assim correr sério risco que outro vem copiando a ideia do Hotmart e pegar o lugar dele - se alguém quiser, seria até fácil - nesse ponto e no atual momento da situação.

Porque estou criticando o Hotmart!?

Bom, saiba o que está errado. O Hotmart trabalha com o chamado Last Cookie - isso é uma prática comum e em nada surprendente, mas os Divulgadores - em 98% nem sabem o que é isso e muito menos como funciona de fato.

Falo isso porque se soubessem, jamais divulgariam por muito tempo produtos através do Hotmart - que foi o meu caso. Pois testei por um tempo, até ganhei, nada mal! Em termos de valores, mas como eu tenho muitos projetos e esses têm muitos visitantes, deveria ganhar pelo menos 4 até 10 vezes mais, mas a prática do Last Cookie (último cookie) e outros detalhes fazem com que perca muitas vendas.

Agora como funciona o chamado last cookie?

Bom, eu mesmo nunca teria me cadastrado, se fosse comunicado claramente que eles trabalham com Last-Cookie - e demorei um tempão a entender porque não consegui ganhar mais, afinal muitos programas dentro do Hotmart prometem o tempo do cookie entre 30, 60, 90 e até 180 dias.

O tempo do cookie é importante para reservar o direto de ganhar com um visitante que foi indiciado por você - através do seu link especial, agora, num lugar da Hotmart eles falam que o tempo do cookie existe - mas não falam claramente, se em caso de uma pessoa visitar outros sites/blogs e lá tem outros links especiais (link do afiliado) de outro parceiro - daí sua indicação, mesmo sendo o primeiro que trouxe para tal site de vendas, é simplesmente não mais válida, pois eles contam somente quem foi o último a indicar e isso eu chamo sinceramente de roubo. 
Sabe porque?
Porque imagina o que acontece na prática do dia a dia.

Eu faço o meu trabalho de divulgação de um produto novo, por exemplo. Então 20 pessoas vão visitar por dia o novo site, mas nós sabemos que a maioria das pessoas não compram na hora, isso é normal, por isso existe o tempo do cookie que deveria garantir o direto da venda para tal pessoa e reservar sua indicação pelo menos por um tempo prometido.

Agora, como sabemos as pessoas às vezes também levam tempo para comprar tal produto, vezes num outro dia ou outra semana, talvez até por uma conversar fora da Internet com um amigo, de repente ele se convence a comprar o produto, agora se ele não colocar o site do produto em seus sites de favoritos - que a maioria das pessoas não fazem isso (porque é um site de vendas) - eles vão correr para um site de busca (porque também não vão lembrar-se do seu site) e ai vão lembrar o nome do produto (às vezes nem tanto) - mas através da pesquisa vão chegar lá de novo, mas de repente entrar em outro site ou Blog que fala do mesmo produto e aquele cara também é parceiro do Hotmart e tem seu link de divulgação, agora como a pessoa já conhece o produto (através da minha página) e ele foi finalmente convencido através de um bom papo de um amigo fora da Internet ele simplesmente nem ler mais a respeito, muito menos tudo que o cara escreveu e vai logo clicar na compra no site do tal produto

Tá vendo, eu esclareci e informei a pessoa primeiro, mostrei o site da venda e de repente ele voltou 2 semanas depois através de um outro site e decidiu realizar a compra, mas o Cookie prometido pelo Hotmart de 90 dias (um exemplo), foi para o vento.

Perdi a comissão e outra pessoa ganhou a comissão com a pessoa que eu conquistei primeiro. E isso no meu ponto de vista não é justo para os grandes e nem para os pequenos divulgadores, pois assim vira um jogo de sorte.

Se o Hotmart analisasse e se preocupasse um pouco com os divulgadores, ai sim, iria trabalhar com primeiro Cookie e então pode ter certeza que todos, seja pequeno ou grande divulgador, irão ganhar do dia pro noite muito mais comissões, pois irá favorecer aquele que divulga bem e levar gente para o site de vendas.
Mas para ser justo de verdade, o Hotmart deveria garantir outro ponto ainda mais importante, que vou descrever em seguida.

O outro ponto é: Porque muitos não ganham bem com a divulgação é o fato que os chamados Landing-Pages (site de apresentação e vendas do produto), que deveriam ser sites com uma única função de mostrar e vender os produtos se tornarem cada vez mais sites com diversas formas de contatos adicionais como: NEWSLETTER, Formulário ou até e-mail de Contato do criador do produto, SITE para Facebook e Twitter, com Telefones, etc... E aí, todos os seus direitos a ganhar comissão podem vir por água abaixo.

Você como divulgador, vai acreditar que através do seu link especial (Link do Afiliado) pode ganhar comissões com cada venda.

Mas de fato acontece o seguinte:
Você indica uma pessoa para acessar tal produto, tudo bem, quando o visitante comprar na hora, aí sim, você vai ganhar sua comissão - sem nenhuma dúvida. Venda direta e rápida. Mas isso é coisa rara!
Se a pessoa não compra na hora, e só se registrar no sistema de NEWSLETTER dele, ou anotando o telefone, entrar em contato via e-mail ou formulário?

Tá vendo!

Se uma pessoa se cadastra no Newsletter do cara. Esqueça! Você já perdeu esse cliente e jamais vai ganhar comissão nenhuma por essa venda. Esse segundo ponto (após do último cookie) é a mais cruel. Pois imagina que ele vai clicar no site do Facebook ou Twitter dele, lá ele encontra o que?
Além dos textos dele, também outros Afiliados com os sites e links dele, mas se um cliente clicar em um desses outros blogs (por curiosidade que até normal) ou até no outro link especial de outro divulgador... aí sim, estará perdendo esse possível cliente de novo + um... ;-)

Mas esse cliente - estava bem interessado e talvez até vá realizar a compra, mas como temos todas essas possibilidades de entrar em contato com até o criador, sem ser um Landingpage neutro como deveria ser e como o HOTMART trabalha com último cookie - então quem perde é sempre o divulgador - você que acredita que o sistema é justo.

Falei isso, pois testei por mais de um ano e quando pedi explicação, até hoje meu e-mail sobre o último cookie nunca foi respondido pelo Hotmart e eu sei por que não, pois em meu e-mail critiquei muito essa prática e ainda a forma que os Landingpages só favorecem os produtores dos Infoprodutos e não os divulgadores.
Eles, apesar de serem a peça chave para o sucesso de vendas dos produtores de Infoprodutos, são simplesmente ignorados e o serviço dessa forma é favorável somente para quem vende e não para quem divulga.

Agora, se você se perguntou até hoje porque suas vendas através do HOTMART foram pequenas demais, pelos esforços e divulgação que investiu, agora está sabendo o porque.

E dessa forma o Hotmart tem muitas desvantagens e somente uma única vantagem, que é para os criadores dos chamados Infoprodutos. Os divulgadores simplesmente estão sendo explorados, pois estão trabalhando com o último cookie em vez do primeiro cookie e que os chamados Landingpages, é muito mais do que um site de apresentação e vendas e dessa forma se perde nos possíveis clientes e as comissões, que deveriam ser pagos aos divulgadores.

Não adianta os produtores de Infoprodutos falarem que é uma ótima plataforma, claro, para eles que faturam muito bem com Hotmart, é ideal, mas para os divulgadores?
Pois é...

Eu particularmente espero que tenha um dia uma concorrente que tem interesse em trabalhar com primeiro cookie e que só permita que os Landingpages sejam Landingpages de verdade e não páginas de contatos especiais com diversas ferramentas para juntar novos clientes e os divulgadores vão sair perdendo.

Acredito muito, que tem um mercado enorme para mais uma empresa que faz os "mesmos serviços" (só que justos para os divulgadores), e acredito que os produtores sérios que querem favorecer os divulgadores, irão oferecer seus produtos também nessa nova plataforma.

Precisa de ajuda ou quer aprender mais?

Veja os meus contatos:
SKYPE: brasileiro130971

Obrigado pela atenção.

Um grande abraço
Alexander