terça-feira, 20 de maio de 2014

Segredos para divulgação na rede social

Hoje em dia 70% da população mundial já se encontram, de uma ou outra forma, num dos inúmeros sites de interação social - ou em outras palavras, na Internet.
Pois a própria Internet é uma rede social.

E por incrível que pareça a primeira rede social já é conhecida desde o tempo dos incas, pois esses povos criaram, através dos primeiros caminhos, as primeiras conexões entre uma cidade e outra, possibilitando assim pela primeira vez a humanidade um comércio entre diversas cidades distantes dentro de um continente.

Mas agora, voltando a nosso assunto, vamos falar sobre o segredo da divulgação na rede social, e como rede social vocês devem entender erroneamente sites como TWITTER, FACEBOOK, LINKEDIN, ORKUT, etc., mas tudo bem.
Falei que é um erro, de pensar que os sites mencionados são redes sociais, pois a própria Internet é a rede social, onde existem dentro dela bilhões de sites diversos, um deles é aquele que muitos chamam de rede social.

Mas vamos falar hoje mesmo sobre tais sites.
Antes de descobrir o segredo da divulgação numa rede social, precisamos entender porque tais sites como Facebook ou Twitter existem.
Esses sites existem em primeiro lugar para fazer conexões entres as pessoas que a gente conhece (amigos, parentes, colegas, etc.) ou pessoas que tem o mesmo interesse (esportes, moda, beleza, trabalho, etc.).

E nesse ambiente familiar ou entre amigos e ainda dentro de assuntos de interesses, normalmente não há nenhum lugar apropriado para se mostrar publicidade. Mesmo assim está acontecendo, porque tais sites foram criados com um único objetivo, que é fatura em cima das pessoas (com os dados pessoais delas) - e fatura mesmo milhões e até bilhões de dólares.

Como sabemos que é um lugar não muito apropriado para se mostrar publicidade, ainda não são bem vistos pelos usuários, o único segredo de poder obter sucesso com a publicidade dentro do TWITTER ou FACEBOOK é o tempo - o tempo quando a publicidade ocorre.

Porque o TEMPO é o grande segredo?

Porque a atual Internet é instantânea, isso quer dizer que tudo acontece no tempo real - o agora é importante e relevante. As pessoas costumam ficar ONLINE e você, como divulgador de um produto ou serviço, precisa saber exatamente quando seu consumidor (cliente) estará ONLINE, e se você sabe quando encontrá-lo disponível pode faturar.

Vou mostrar um exemplo real na prática e no dia a dia.
Vamos pensar que seu produto pode ser interessante para 2 milhões de pessoas.

A metade delas usam TWITTER e a outra metade o FACEBOOK

Para poder atingi-las precisa saber exatamente quando elas estão ONLINE, ou pelo menos uma grande parte delas, se não sabe disso, mensagens instantâneas que são lançadas via TWITTER ou FACEBOOK poderiam ser despercebidas ao longo de milhares de mensagens que acontecem por minuto.

Eu levei 2 anos para conseguir entender o mecanismo e a hora exata dentro de um dos assuntos de um produto que estou oferecendo.
Puxa! (poderia pensar)
Isso mesmo. Não é tão fácil quanto parece, e se está se perguntando se vale a pena ou não, a minha resposta é não.
Não é porque as pessoas nas tais redes sociais como TWITTER e FACEBOOK não se interessam em ver publicidade e até acham isso chato demais, que é difícil ter sucesso com a publicidade em ambos os sites. E eu posso confirmar isso, não só com os meus dados e a minha experiência, mas sim com outros dados que mostram os meios mais populares em qual se pode chegar a um futuro cliente.

E as pesquisas de diversas fontes mostram claramente que o melhor caminho é continuar sendo os sites de busca, e nesse quesito está em primeiro lugar o Google.
Até tem lógica, pois quem quer algo ou está em busca de qualquer coisa, precisa procurá-la, e onde se procura? Certo, num site de busca - daí está óbvio que o Google está na frente, pois nele encontram-se diversas publicidades do mesmo assunto que está buscando e dai acontecem as vendas reais.

Outra forma muito usada é o NEWSLETTER, para manter seu público interessado sempre atualizado com novidades e ofertas.

Depois disso vêm sites e portais de diversos assuntos específicos, que atingem certos interesses por um só assunto. Por exemplo, portais de imóveis para quem busca informações por casas, decoração, móveis, etc.

Agora, se um dos meus leitores acharem que eu estou errado, só porque consegui ter sucesso no Twitter e no Facebook com suas divulgações. Eu mesmo não ficarei chateado e nem surpreso, porque não escreveu que não podia ter sucesso, mas aqueles que conseguirem um sucesso precisam saber se procurem outros caminhos citados em cima poderiam ter muito mais sucesso - pois se seu público pegar facilmente via Twitter ou Facebook, poderiam pegar elas até muito mais fácil fora desses sites...
Pense!


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Obrigado pela atenção.

Um grande abraço
Alexander