quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Porque a pirâmide é proibida se só existem pirâmides?

É uma pergunta muito interessante. Estou me perguntando isso há algum tempo, principalmente depois dos escândalos de dois grandes sistemas de pirâmides no Brasil (em 2013), entre outros sistemas já existentes desde a criação na década de 1920, quando um americano chamado Carlos Ponzi criou um esquema com venda de selos do correio americano que pagava até 100% de lucro em apenas 3 meses, ele mesmo confessou que em 1908 tinha participado de algo parecido no Canadá.

Agora seguinte o Ministério da Fazenda, a pirâmide financeira é um crime contra a economia popular, afinal, propõe a oferta de ganhos altos e rápidos, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização.

Muito bem. A explicação é certíssima, porém não é aplicável na prática, pois simplesmente em nossas vidas existem somente pirâmides. E nesse caso o Ministério da Fazenda teria a obrigação de proibir todos os negócios existentes imediatamente - pelo simples fato que todas elas são sistemas exploradores que visam somente o lucro aos custos e costas dos outros.

Pois bem, em todo lugar que olho sempre vejo pirâmides, sistemas piramidais, entre elas existem sistema piramidais de alto lucro (negócios da Bolsa e Bancos) e bem menos lucrativos (pequenos negócios comunitários) que até lutam para sobreviver. Mas em meio a tudo isso também existe negócios muito bons. E também sistemas de pirâmides que nem lucram nada, é o caso da pirâmide da vida (família).

Como sempre vejo pirâmides, não estou entendendo porque alguns desses sistemas (principalmente os mais novos) estão sendo proibido, baseado em fatos antigos e com explicações que se encaixam em outros negócios também, mas que estão legalizadas e atuando sem serem proibidas.

Agora vou explicar melhor algumas das pirâmides mais conhecidas no nosso dia a dia. As imagens mostram que no topo de cada pirâmide sempre tem o mais favorecido, pode ser só uma pessoa, um casal ou um grupo. Depois podemos ver as diversas posições em cada pirâmide e a prova que elas existem em quase tudo em nosso sistema.

A pirâmide a qual todos estamos é a da vida.

Pirâmide da Vida (família)

Pois é. Todos temos Mãe e Pai (Pais) e eles tem filhos (nossos irmãos), idealmente 3 para garantir a sobrevivência da espécie humana e seus filhos um dia vão ter filhos (serão seus netos) e depois vem os bisnetos, tataranetos e assim segue.

Em números podemos interpretar a pirâmide da família assim:
Começando com 2 pessoas (mulher e homem) = Topo da Pirâmide
Eles vão criar pelo menos 3 filhos (número ideal que garante a sobrevivência da espécie humana)
Depois seus filhos vão se juntar a outras pessoas para casar (marido e mulher) e aí vamos ter já 6 pessoas nessa linha da pirâmide familiar que vão se recriar de novo.
Cada um vai ter de novo pelo menos 3 filhos (número ideal para a sobrevivência da humanidade), esse filhos vão ser os netos da duas pessoas que iniciarem a pirâmide familiar. E assim vai continuar  "para sempre" infinitamente.

A pirâmide familiar é a única que não vai explorar ninguém dentro dela e assim a única legítima e original de todas as pirâmides que vem em seguida.

 

Pirâmide de uma Associação sem fins lucrativas

Existem inúmeras Associações, entre elas que não visam o lucro em primeiro lugar e sim um bem comum, como uma união entre diversas pessoas com os mesmos objetivos.
Os mais conhecidos são as associações de futebol locais, CDL's, uniões entre trabalhadores, agricultores, etc...
O fim é sempre o mesmo, ajudando-se, crescendo e organizando atividades em conjunto.

As pirâmides de associações, eu as considero as mais importantes logo depois da pirâmide familiar (vida), pois são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade.

Em seguida vem as pirâmides que de uma certa forma escravizam e exploram os seres humanos a um ponto que eu considero desumano.


Pirâmides de bancos

Os chamados donos de dinheiro, em primeiro lugar vem sempre os bancos centrais de cada país que define o jogo (quantidade de dinheiro e juros locais). Os bancos são as piores pirâmides existentes, pois do dinheiro e do sistema dele vem 95% dos problemas da nossa sociedade.

Mesmo sendo um os piores das pirâmides, eles têm o maior status dentro da nossa sociedade, pois conseguiram conquistar ao longo dos tempos a fé das pessoas, do ponto em que elas acreditam cegamente no dinheiro.

Pirâmides dos governantes de um país

Isso mesmo, até o próprio governo representa uma pirâmide, basta olhar e analisar direitinho a estrutura da mesma.
No topo você pode ver um presidente - nele concentra-se o maior poder, logo em seguida vem os ministros, depois os parlamentares e em seguida os funcionários que trabalham diretamente para o país, nos estados e municípios.
No final da pirâmide são muitas vezes os perdedores ou explorados, nesse caso o POVO.

Pirâmides de empresas

Isso mesmo, qualquer empresa também é uma pirâmide, ou seja, tem a estrutura piramidais. No topo é o DONO (ele ganha mais que qualquer outro que vem em seguida), depois dependo da estrutura vem a diretoria e em seguida os gerentes, depois os empregados e no final temos os consumidores.

Vou mostrar um bom exemplo a respeito da exploração das empresas e o vínculo com o sistema de pirâmides.
Bom, o ser humano é muito individualista e cada ser é diferente do outro. Sabendo disso é muito fácil explorar um ser humano sem ele perceber e é isso que de fato está acontecendo em nosso dia a dia.
Quem tem dinheiro, ou condições suficientes de frequentar as melhores escolas e universidades, tem a alta capacidade de explorar o outro ser humano que não tem os mesmo ensinamentos. Até aí todos concordam? – espero que sim.

Agora, com conhecimento superior ao outro, é muito fácil fazer qualquer negócio, ou até inventar novos tipos de negócios e depois procurando outros seres, para executar o trabalho, a pessoa vai receber um salário e há aí o início da exploração.

Eu mesmo discordo com esse tipo de prática, pois o conhecimento e ensinamento não podem virar produtos que sejam vendidos, muito pelo contrário, devem estar sempre à disposição para todos sem que alguém precise pagar por elas.

Para entender melhor o assunto, recomendo a leitura do meu livro a respeito deste assunto e ler o meu Blog frequentemente.

um grande abraço
Alexander